WGSN e Coloro divulgam quais cores estarão em alta em 2023, como é o caso da cor Digital Lavander, que evoca estabilidade, serenidade e equilíbrio. Conversamos com Joanne Thomas, head de conteúdo da Coloro, que explica, nesta entrevista exclusiva, como funciona o trabalho de previsão de tendências, capaz de influenciar as marcas mais importantes do mundo.
Por Eloisa Rangel
Como funciona o processo para definir as cores do ano?
Tudo começa com uma pesquisa realizada pelos colaboradores da WGSN e Coloro, localizados nas Américas, África, Ásia e Europa, abrangendo a indústria criativa de moda, estilo de vida, interiores, tecnologia e beleza. Nossos colaboradores compartilham percepções sobre os formadores de opinião, movimentos sociais, eventos influentes e novas marcas de suas regiões, resultando em uma visão verdadeiramente global das forças que estão moldando as tendências. Toda essa pesquisa alimenta nossa seleção sazonal, que é selecionada diretamente da biblioteca Coloro cujo “acervo” contém 3.500 tons contemporâneos. Cada uma das cores-chave da previsão é então rigorosamente testada por especialistas Coloro para garantir a capacidade de alcance em todos os substratos e rapidez aceitável, para que você possa ter certeza de que são alcançáveis antes da imersão em laboratório.
Quanto tempo leva para chegar à conclusão de que essas tonalidades é que serão tendência?
Depois de compilar a extensa pesquisa de nossos colaboradores globais, temos uma semana de imersão com os principais especialistas do setor nas equipes da WGSN e Coloro. As principais tendências, cores e mensagens são extraídas e analisadas de forma colaborativa e, após verificações rigorosas pela equipe técnica da Coloro para entender a viabilidade em todos os substratos, nossas cinco cores principais são finalizadas.
Digital Lavender, Luscious Red, Sundial, Tranquil Blue e Verdigris são os nomes das cores para 2023. Quem escolhe os nomes das novas cores?
Os nomes são selecionados pela equipe de cores da WGSN e da Coloro, antes de serem verificados por nossa Equipe de Visão de Igualdade interna para garantir uma tradução adequada em uma escala global. Todos os nomes são exclusivos da WGSN e selecionados para realmente encapsular o clima da estação e se alinhar com a mentalidade dos consumidores em 2023. Tranquil Blue, por exemplo, tem uma leveza e clareza que lembra os elementos do ar e da água. Representando quietude e tranquilidade, que os consumidores procurarão contrabalançar emoções avassaladoras.
Destas cinco cores, Digital Lavender é considerada a cor do ano de 2023, certo? Por quê?
O ano de 2023 verá um otimismo renovado emergir, à medida que o mundo se ajusta para o retorno de dias mais seguros que ansiamos tanto durante a pandemia. Com as prioridades e percepções alteradas, os consumidores buscarão se conectar com cores que ofereçam uma sensação de esperança e equilíbrio. Digital Lavender significa estabilidade, serenidade e escapismo digital que muitos de nós incorporamos em rituais restauradores para proteger nossa saúde mental em tempos difíceis. As tonalidades de roxos há muito tempo estão associadas à espiritualidade; associadas ao chacra coronário, acredita-se que elas tragam uma sensação de equilíbrio. À medida que os consumidores mudam seu foco para ofertas e restauração mais holísticas, observamos um aumento no bem-estar digitalizado, à medida que as pessoas buscam obter o controle de seu bem-estar. Uma cor raramente encontrada na natureza, Digital Lavender oferece um vislumbre de outras realidades. Evocando calma e serenidade, prevemos que esta cor sensorial irá percorrer os nossos mundos virtual e físico.
O que essas cinco cores eleitas como destaques para 2023 representam?
Nossas cinco cores principais falam do tempo gasto no mundo virtual, pois a tecnologia permite fantasias cada vez mais sofisticadas e a incerteza contínua no mundo real, nos encorajando a permanecer nesses espaços. Nossa confiança digital irá inspirar tons pastel surreais de sonho e brilhos saturados, como Tranquil Blue, Luscious Red, Verdigris e Digital Lavender, que parecem novos e emocionantes.
A sustentabilidade não será mais um conceito nocional. A demanda dos consumidores levará as marcas a tornar a sustentabilidade visível, alcançável e acessível. Usar nossas cinco cores principais de uma forma mais ponderada, por meio de soluções trans-sazonais e design inclusivo, pode dar aos produtos uma vida útil mais longa, mas ainda assim trazer novidades. E o que eu quero dizer com isso? É que desta forma é possível que as peças de dentro do armário das pessoas tenham mais usabilidade, proporcionando assim que um artigo seja usado muitas vezes, e que as peças não sejam facilmente descartadas ou aposentadas.
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