
Publicado por Connectarch
Duração 5 MIN
Data de publicação 28/07/2023
Uma arquitetura renascente, por Lara Kaiser
Minha recente visita ao Japão foi uma experiência incrível e inspiradora. Nessa Terra do Sol Nascente, descobri uma arquitetura renascente, que a cada olhar irradia novas perspectivas e amplia o nosso horizonte. Pude testemunhar a beleza da paisagem, que brilha com a história de um povo resiliente e, acima de tudo, cortês. Fiquei maravilhada com a arquitetura local, caracterizada pela inovação respeitosa dos mais reconhecidos arquitetos japoneses, que compreendem e expandem a gentileza urbana por meio de um design riquíssimo.

Tive a oportunidade de visitar obras de grandes referências da arquitetura contemporânea, como Tadao Ando, SANAA e Kengo Kuma. O contraste entre o passado e o presente dos japoneses se tornou ainda mais evidente durante essa jornada, e isso ressalta o desafio que todos nós, arquitetos, enfrentamos ao projetar um futuro em constante mudança e cada vez mais imprevisível.

Essa Terra do Sol Nascente também reverbera educação, organização e, acima de tudo, muito respeito ao próximo e o hábito do agradecimento. Cada interação que tive com os habitantes locais foi marcada por um profundo senso de cortesia e cordialidade, reforçando a importância desses valores em nossa sociedade.

A rica cultura e a gentileza das pessoas reforçaram minha convicção de que a arquitetura pode ir além de suas funções práticas e se tornar uma forma de expressão que une beleza, tradição e inovação. A natureza exuberante do Japão também me encantou. A vegetação abundante empresta uma atmosfera de leveza e contemplação que contrasta de modo muito interessante com a movimentada cidade de Tóquio. Tive a oportunidade de experimentar a culinária típica e a maneira como os pratos se destacam por suas cores vibrantes e sabores suaves, equilibrados em sutis combinações.

Essa visita ao Japão deixou uma marca profunda em minha jornada de vida pessoal e como arquiteta. Precisamos encontrar o equilíbrio entre o desejo de preservar as tradições e a urgência de nos adaptarmos ao que está por vir, buscando sempre soluções criativas, sensíveis e sustentáveis. Já me vejo aplicando essas lições em meus projetos, buscando criar espaços que inspirem e promovam cada vez mais harmonia entre as pessoas e o ambiente construído. Que a Terra do Sol Nascente continue a nos ensinar a importância da conexão entre passado, presente e futuro, e que possamos utilizar esses aprendizados para construir um mundo melhor e mais sustentável por meio da arquitetura.
Obrigada Eliane, Decortiles e Connectarch por essa incrível experiência!
│ Lara Kaiser é arquiteta, líder em Healthcare e Operações no estúdio de São Paulo da Perkins&Will.
