Connectarch

Publicado por Connectarch

Duração 7 MIN

Data de publicação 23/03/2023

Hotel Jo&Joe no Rio de Janeiro

Um dos lugares mais emblemáticos da cidade foi o local escolhido para a chegada de um hotel jovem e contemporâneo

Quando a história encontra o presente, o resultado pode ser surpreendente. Assim é o novo endereço do JO&JOE que abriu as portas no Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro e que já tem sua marca registrada mundo afora em cidades como Paris, Viena, Medellín e com planos de abertura em breve, na capital italiana, Roma. Considerado um dos lugares mais icônicos da cidade carioca no qual personalidades culturalmente importantes residiram ou de alguma forma frequentaram o lugar – o escritor Machado de Assis morou no Cosme Velho – o complexo histórico foi revitalizado pela Accor para abrigar o primeiro hotel da marca no Brasil. Com conceito ‘open house’, o JO&JOE agrega no mesmo local o que há de melhor em hospedagem em hotelaria tradicional e hostel.

Foto: Dhani Borges

Com um trabalho minucioso de restauro e adequação, e com todos os cuidados para a preservação do local, que é tombado pelo patrimônio histórico, além da proximidade com a floresta nativa, o escritório Ernani Freire Arquitetos, do Rio de Janeiro, foi responsável pela renovação do casario para abrigar o hotel. E, respeitando todas as características originais como as escadas caracóis, pisos e azulejos, o projeto de interiores traz a assinatura do escritório paulistano MM18, de Mila Strauss e Marcos Caldeira. “Ter que ressignificar o que já existia no Largo do Boticário, considerando que o ambiente é composto por várias casas, foi desafiador, mas um ensinamento sem igual”, pontua Mila, sócia do escritório MM18.

O hotel possui uma área de 4.157 metros quadrados e tem 80 quartos – a maioria diferente um do outro – além de três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking. Cada apartamento acomoda até oito pessoas e, para fazer jus à contemporaneidade ao qual é intrínseco, há uma série de obras de arte e projetos artísticos em seus espaços, tornando-os alegres e altamente ‘instagramáveis’. “Seguindo as premissas do hotel que ressalta a arte urbana, escolhemos Bruno Novelli, um artista que tem entre suas características usar elementos da fauna e flora brasileiras e com uma leitura bem específica sobre o Brasil e, como também queríamos mostrar um pouco do Rio de Janeiro dentro do hotel, escolhemos Marina Pape com obras que remetem às paisagens cariocas”, revela Mila.

“Conectar a parte histórica com a linguagem do hotel, que é totalmente contemporâneo, foi um dos pontos mais interessantes nesse trabalho, já que o projeto brasileiro é muito diferente do que existe lá fora. O JO&JOE Rio de Janeiro foi pensado para tornar o Largo do Boticário um local exclusivo e que tivesse sua importância histórica ressaltada. Foi gratificante pensar na experiência e no comportamento humano a fim de que vivenciem a atmosfera, a arquitetura histórica e a arte no mesmo lugar”, finalizam Mila Strauss e Marcos Caldeira.

Um oásis em meio à vida urbana

Promover a interação entre os hóspedes e visitantes faz parte das premissas do JO&JOE que, em seu endereço no Rio de Janeiro, trouxe um banco de areia no rooftop cujo intuito é proporcionar momentos de relaxamento e descontração. E para não perder o estilo carioca de ser, o piso da área externa em frente ao restaurante e bar – esses abertos ao público – é revestido com pedras portuguesas. Aliás, só o bar vale um capítulo à parte. Botiquim – nome criado a partir da mescla entre as palavras ‘botica’ com ‘botequim’ – traz objetos e utensílios que remetem à preparação de fórmulas farmacêuticas do século 19 até início do século 20. Ainda com foco na urbanidade carioca, e brasileira, outro bar, o Big Ben JO&JOE, que já integra a bandeira das unidades do hotel mundo afora, possui a tropicalidade do Brasil misturada aos ares dos pubs ingleses. Um convite e tanto para uma imersão em um universo que reúne passado e presente no mesmo lugar, regado à cultura, boa arquitetura em meio à muita natureza.

joandjoe.com

Confira mais conteúdos como este em Connectarch