Connectarch

Publicado por Connectarch

Duração 12 MIN

Data de publicação 01/04/2022

Do Ancestral ao Metaverso

Permeamos os aspectos desde o ancestral até o metaverso, das Macroprevisões para arquitetura e interiores 2023/24 à partir da ótica dos nossos especialistas.

Cada vez mais inteligentes, inclusivos e democráticos, os projetos, ambientes e produtos, antes pensados para o homem, ganham uma visão mais ampla com foco no conceito multiespécies. Estão priorizando, além do nosso conforto e bem-estar, a preservação de todas as espécies que compõem nosso ecossistema, refletindo em ações concretas e claras para a sobrevivência do próprio planeta.

A sustentabilidade ganha novas possibilidades, levando em consideração as mudanças climáticas, políticas e geracionais. Projetos e espaços mais inteligentes e com estética que resiste ao tempo são uma alternativa para o velho conceito que focava na reutilização de materiais e na reciclagem.

Separamos, em uma série de três publicações, os principais movimentos e previsões para arquitetura e interiores, que guiaram a criação e o desenvolvimento das principais coleções Eliane e Decortiles AW 2022. Os estudos são propostos pela WGSN, uma empresa global especializada na antecipação e decodificação de novos comportamentos e tendências de consumo.    

Traços de sabedoria

As palavras-chave são inteligência e atemporalidade

Mais importante que reciclar e reutilizar é criar uma estética que resista ao tempo, e flexível a todos os estilos de vida e necessidades dos consumidores atuais e futuros. A criação focada no ciclo de vida dos materiais, projetos e produtos, preza pelo bom design e durabilidade. Tudo é pensado com um olhar atento aos ensinamentos e sabedorias passadas, vivenciando o presente e preservando o futuro.

Formas arquitetônicas simples, centradas na funcionalidade e carregadas de simbolismo e sentido, celebram o conhecimento ancestral e ganham filtros tecnológicos com novos materiais e técnicas produtivas. O movimento tecno-manual cria uma estética híbrida que viaja pelas antigas tradições em um mundo totalmente novo e metaverso.

‘Off-Modern’

A cor, nesse movimento de um design mais sábio e democrático, tem papel fundamental e pode ser usada para atualizar os projetos e ambientes, adicionando camadas de humor e jovialidade aos elementos clássicos e tradicionais. Tem efeito terapêutico e holístico, criando sensações e enchendo os espaços de vida e energia.

Nas coleções Eliane AW 22, a cor é celebrada em homenagem às escolas de design vanguardistas como a Bauhaus. Em contraste com elementos naturais como a pedra e a madeira, o geometrismo complexo e contemporâneo dos azulejos artísticos Bauhaus evidencia o movimento que deixa a modernidade em segundo plano, criando uma estética que funde elementos do presente e do passado.

Diálogos do tempo

Materiais clássicos como o mármore, com acabamentos delicados foscos ou com alto brilho, contrastam com a matéria bruta e rústica da pedra e da madeira, criando uma estética poética e democrática com raízes no passado e olhar atento ao futuro. Um diálogo silencioso entre o moderno e o ancestral.

Materiais minimamente processados com acabamento extremamente natural trazem força e simbolismo aos projetos, celebrando a origem do homem e seu desenvolvimento cultural. Já os elementos mais clássicos nos fazem viajar por nossa própria história, trazendo um perfume nostálgico e poético a um mundo em transformação e exposto às mudanças climáticas e políticas.

Na coleção Lumina, materiais como o mármore Calacatta Gold, com seus veios dourados sutis e minimalistas, e o mármore Pulpis, com seus veios orgânicos e fluídos, contrastam com a pedra Caliza, com textura totalmente fosca e aspecto bruto e primitivo. 

Pensamento flexível

Os novos espaços, impactados pelas mudanças comportamentais dos últimos anos, acelerados pela pandemia da Covid-19, demandam projetos e produtos extremamente flexíveis e adaptáveis, que levam em consideração os novos modelos de trabalho, lazer e as novas estruturas familiares e multigeracionais.

Formas arredondadas e orgânicas, estruturas montáveis e desmontáveis, móveis e produtos embutidos... tudo deve ser pensado no sentido da adaptação e funcionalidade, para grandes espaços ou ambientes compactos.

Para as coleções AW 2022, os revestimentos foram desenvolvidos para atender aos mais diversos estilos de vida e áreas, com os superformatos 120x240, 120x120 e 19,7x120, pensados para grandes espaços, e formatos clássicos como 15x15, 10x30 e 19x90, adaptáveis aos pequenos espaços e ambientes compactos. Os mosaicos, elementos que fazem parte da herança cultural e artística humana, também foram explorados nas novas coleções. Peças extremamente flexíveis que se ajustam às diversas superfícies e áreas, inclusive com acabamentos curvos e arredonadados.

Design inclusivo

O envelhecimento da população mundial deve ser um elemento considerado no design do futuro. Espaços integrados, compartilháveis e multigeracionais devem estar nos planos do design e da arquitetura contemporânea. Nesse movimento, ambientes externos e áreas de convivência ao ar livre devem ser pensados como extensão da casa e dos projetos comerciais.

Nesse senso de unidade entre interior e exterior, os porcelanatos das novas coleções ganham acabamentos diversos, que valorizam igualmente os ambientes internos e externos.

Feito para durar

O ciclo de vida e longevidade dos ambientes e produtos deve ser uma prioridade para os próximos anos. Pensar na funcionalidade e durabilidade tende a ser a nova definição de bom design, sobrepondo a estética e o consumo sem propósito.

A simplicidade visual e material evita desenhos complicados e que demandam manutenção constante, além de consumir mais matéria-prima e recursos naturais para sua fabricação. Materiais mais leves e sustentáveis, com baixíssimo desperdício em toda a cadeia de produção e consumo, serão a marca registrada das empresas éticas e engajadas com a proteção ambiental.

Os revestimentos cerâmicos, por si só, tornam-se uma opção cada vez mais inteligente para a arquitetura, pois são feitos a partir de técnicas produtivas com baixíssimo desperdício e geração de resíduos, além da altíssima resistência e durabilidade.

A categoria de porcelanatos Tecxtone reúne produtos pensados para máxima performance e desempenho, especialmente para ambientes comerciais de altíssimo tráfego ou que exigem características superiores dos revestimentos. Para 2022, Tecxtone é complementado pela coleção Oásis, ripas de porcelanato 19,7x120 com acabamento Natural e Externo, resultado de uma pesquisa intensa e produzido com a tecnologia de impressão HD sobre bases com massas coloridas, que conferem naturalidade e resistência aos produtos.

Artesanato tecnológico

Tecnologia e artesanato se encontram unindo conhecimento e pensamento artístico humano com novas técnicas e materiais, desenvolvidos e produzidos através da inteligência artificial. Impulsionado pela impressão 3D, cada vez mais acessível e aplicável, inclusive na arquitetura, esse movimento resulta em uma estética que mescla urbanidade e natureza, materiais sintéticos e naturais. A mistura de materiais e conceitos, como o cimento e a pedra, inspirou a coleção Manila, porcelanato em grande formato 120x120, com acabamento para interiores e exteriores. A ideia de migração da cidade para o campo, impulsionada pela pandemia da Covid-19 e os novos modelos de trabalho, inspira uma estética mais essencialista e até mesmo rural, carregada de nostalgia e simbolismos.

As novas técnicas de produção dos revestimentos cerâmicos permitem recriar materiais com interferência nos padrões naturais, como a mistura feita digitalmente do cimento com a pedra, resultando em estéticas inéditas e muito mais criativas.

Cartela de cores

As cores de Traços de Sabedoria inspiram confiança e longevidade, descartando modismos e superficialidade. Têm aspecto jovial, porém, com raízes nas tradições e culturas ancestrais, com pinceladas de tons naturais e terapêuticos.

Na próxima publicação, o assunto será uma outra macro previsão que inspirou as novas coleções Eliane e Decortiles: Arquitetura da Alma.