Em meio aos cenários brutalistas de São Paulo, o Atelier Marko Brajovic destaca-se por ter a natureza como principal inspiração. O ConnectArch entrevistou o arquiteto que lançou em 2024, sua coleção criativa com a Decortiles.
O escritório de arquitetura, conhecido por sua conexão com o design biofílico, escolheu a série Amazônia, da Coleção Biomas, para revestir as áreas internas do ambiente. O objetivo foi trazer o bem-estar e a tranquilidade dos ecossistemas amazônicos para dentro do espaço.
A tonalidade eleita para este projeto foi Alter, inspirada nas cores e nas texturas de Alter do Chão, no Pará – um dos destinos mais emblemáticos da Amazônia. Essa cor confere aos ambientes uma sensação de naturalidade, que remete às belezas naturais da região. Além do acabamento brilhante da série Amazônia, outra tonalidade que se destaca no escritório é Acre, que amplia as possibilidades de personalização, principalmente com os diferentes tamanhos das peças que permitem o que chamamos de modularidade.
“Eu queria que o nosso escritório transmitisse uma atmosfera descontraída, como se estivéssemos nas praias do Rio Tapajós. Alter traz essa luminosidade e alegria, e ao mesmo tempo conecta o escritório com a rua, permitindo que as pessoas vejam o revestimento desde a calçada”, explica Marko Brajovic.
A natureza como referência de design
Marko Brajovic, nascido na Croácia, mas de coração brasileiro, aplicou os princípios da biofilia em sua coleção para a Decortiles, colocando a natureza como o centro da criação dos produtos. Além de utilizar os porcelanatos para gerar sensações, o arquiteto buscou despertar nas pessoas um maior interesse pela natureza e melhorar a qualidade de vida urbana.
No escritório, a transformação visual com a série Amazônia integra design, tecnologia e a experiência sensorial, proporcionando novas percepções sobre os biomas brasileiros. “Essas peças oferecem novos olhares e interações. Queremos ver sorrisos, momentos de alegria e conexão”, afirma Brajovic.
Coleção Biomas: natureza sensorial como tendência
A Coleção Biomas celebra a diversidade dos ecossistemas brasileiros e é indicado para projetos comerciais como exemplo do Atelier Marko Brajovic. Com peças de massa única, a série garante resistência e durabilidade, sendo indicada até para fachadas externas.
Para Marko, a aplicação da biomimética no processo criativo foi um exercício de funcionalidade e novas percepções, explorando como a natureza interage com o ambiente. No projeto do Atelier, o porcelanato cria camadas de texturas que se destacam à luz do sol, enquanto a vitrine transparente proporciona uma experiência imersiva que transporta o visitante diretamente para Alter do Chão. “Fazer parte dessa imersão é incrível. As possibilidades de inspiração são constantes”, finaliza o arquiteto.
Quer ficar por dentro deste e outros projetos de arquitetura. Siga o blog do ConnectArch e inspire-se com grandes nomes da arquitetura.