Connectarch

Publicado por Connectarch

Duração 8 MIN

Data de publicação 27/10/2022

Aflalo Gasperini celebra 60 anos

Escritório de arquitetura sexagenário abre seu acervo e compartilha conhecimento

Por Jucelini Vilela

A palavra empreendedorismo ainda nem era tão usada quando algumas pessoas decidiram romper barreiras e sair do lugar comum na conquista por mais qualidade de vida ou por uma maior independência financeira. Pessoas cujas diferentes histórias encararam as adversidades de seus mercados e superaram, muitas vezes, até as próprias expectativas, criando empresas sólidas e marcas de sucesso. E, no Brasil, mesmo um país ainda jovem comparado com o resto do mundo, já existem boas histórias de vencedores para contar, como a do escritório Aflalo Gasperini Arquitetos que comemora, em 2022, 60 anos de existência.

Hoje, dirigido por quatro sócios-diretores, um diretor associado e uma equipe formada por cinco profissionais associados, o escritório fundado em 1962, nasceu à época, como Croce Aflalo & Gasperini. Um dos maiores e mais respeitados escritórios de arquitetura no Brasil, Aflalo Gasperini Arquitetos sai à frente mais uma vez e, numa atitude inédita, e mais que isso, altruísta, compartilha conhecimento com o público ao disponibilizar todo seu acervo de projetos que inclui desenhos e plantas à distância de um clique. “A ideia é compartilhar esse acervo e permitir que estudantes tenham acesso aos materiais que eram usados antigamente, como papel vegetal tamanho A-0, que não se vê mais hoje em dia. Importante, também, contar que há algumas ações atreladas aos 60 anos, entre as quais organizar visitas de estudantes ao escritório onde poderão ver, fisicamente, todo o material que compõe o acervo digital, pois afinal, ele existe”, pontua a sócia-diretora Grazzieli Gomes Rocha.

Foto: Bob Wolfenson

Entre os conteúdos disponíveis acerca de arquitetura e urbanismo, estão os setores comercial, de serviços, residencial, hoteleiro, público e social, recreacional e industrial. Ou seja, uma riqueza imensurável, um legado sobre arquitetura sem igual, que pode ser acessado por profissionais, estudantes e todos aqueles que se interessam pelo tema. O caminho foi longo e hoje é possível chegar até essa imensidão de trabalhos, já acessíveis, pois o escritório se empenhou, sempre, em incessantes processos de pesquisa, documentação e identificação do projeto junto ao local escolhido para ser construído. Desse modo, criava-se uma ‘personalidade’ e, entre outras coisas, evitou, e evita, que os projetos ficassem ‘datados’, como conta Grazzieli. “Não há modismos, mas é preciso pensar no projeto em todos os seus detalhes para ele envelhecer bem.” Segundo José Luiz Lemos, outro sócio-diretor, isso só é possível, “pois não há vaidade e para isso é preciso trabalhar em equipe, sempre com abertura para jovens com seus talentos e habilidades diferentes, o que viabiliza o resultado de projetos atemporais.” E, concordam os sócios que marcam a terceira geração do escritório: “a união de perfis cria a atemporalidade nos projetos.”

Divulgação/aflalogasperini.com.br

Acerca de criações simbólicas assinadas pelo escritório ao longo de tantos anos, não há uma regra para alcançar tamanha expressividade, como explica Luiz, “mas é importante sempre buscar melhorias, seja por técnicas, seja por ferramentas com toda sua diversidade e questionar sempre!” Um bom exemplo é o edifício-sede da multinacional de tecnologia IBM, construído na década de 1970. Trata-se de um icônico exemplar e um dos mais conhecidos prédios de concreto aparente criados pelo escritório. Neste edifício, a base alargada destina-se ao lobby de acesso e a mais quatro pisos de ambientes complementares, como o refeitório. Outros 16 andares são destinados a escritórios, com lajes de 1.500 metros quadrados, nos quais os elevadores são centrais e nas extremidades encontram-se escadas, sanitários e apoios. O edifício possui grande visibilidade urbana graças à implantação em 90º em relação à avenida Vinte e Três de Maio, via expressa importante que interliga o Centro e a Zona Sul de São Paulo. Vale ressaltar que a empresa está lá até hoje.

Divulgação/aflalogasperini.com.br
Divulgação/aflalogasperini.com.br
Divulgação/aflalogasperini.com.br

Outro ponto importante sobre a perenidade e como as construções se fazem emblemáticas nas cidades onde estão construídas, Grazzieli explica que as mudanças de comportamento da sociedade são, igualmente, um fator importante, pois vão marcando épocas e isso faz parte de um processo evolutivo e que reflete dinâmicas diferentes. “Apartamentos da década de 1960 tinham quartos maiores, salas maiores, grandes janelas”, exemplifica ao relacionar que hoje há maior integração urbana, mais vida e os clientes demandam atitudes mais sustentáveis e, assim como o uso misto em prédios, algo com que o brasileiro está começando a se adaptar, novos formatos vão se incorporando ao cenário e criando novas dinâmicas nos locais onde estão inseridos.  

Não à toa, Aflalo Gasperini Arquitetos é um dos escritórios mais respeitados no Brasil e os números falam por si. Ao longo desses 60 anos, coleciona mais de 50 prêmios no currículo, entre os quais vários ASBEA, Master Imobiliário, Jabuti, O Melhor da Arquitetura, entre tantos outros. São mais de 1.400 projetos erguidos que ultrapassam 7 milhões de metros quadrados. E, para acessar todo o acervo, clique: https://acervoaflalogasperini.arq.br/.

Divulgação/acervoaflalogasperini.arq.br

Preparamos também um episódio especial do Connectarch Cast com a participação de José Luiz Lemos e Grazzieli Gomes Rocha. Para conferir o podcast, acesse aqui: Aflalo Gasperini: 60 anos.