Connectarch

Publicado por Connectarch

Duração 11 MIN

Data de publicação 20/06/2023

Afeto reciclado

Ressignificar o uso de móveis e objetos ajuda a economizar e, ainda, preservar o meio ambiente

É imperativo que toda morada precisa de móveis que acomodem as pessoas e seus objetos. E, a cada nova necessidade, como a chegada de um filho ou uma reforma, uma aquisição de mobiliário muitas vezes é necessária. Mas, e quando acontece ao contrário? Readaptar espaços quando os filhos vão embora ou no caso de mudança de endereço para ambientes menores, exigem readequação. Assim, já não há mais lugar para peças que acompanharam famílias por uma vida inteira e precisam, por fim, de um novo destino. Contudo, além de toda a afetividade que carregam, na maior parte são itens comercialmente muito valiosos. Então não dá para simplesmente descartá-los, situação essa que criou um nicho bastante precioso no mercado: o de reaproveitamento de mobiliário.

Foto: Divulgação

Empresas surgem nesse cenário para dar um novo destino a móveis e objetos. Entre algumas que reúnem peças vintage ou que vendem absolutamente tudo de uma casa, uma empresa tem chamado a atenção por um estilo particularmente diferente nesse segmento, a BossaNossaCasa. Baseada na capital paulista há quatro anos, a empresa fundada e dirigida por Camila Nascimento, a Bossa intermedia a venda de móveis usados e oferece, como um de seus diferenciais, toda a solução logística. Como não há estoque, essa é uma facilidade ofertada pela marca, como explica Camila. “Após a venda cuidamos de toda a parte da logística, que engloba retirada no local e entrega para o novo dono.” Com um processo muito dinâmico já que as peças permanecem na casa do cliente até serem vendidas, não há um número exato de peças no ‘acervo’ da empresa: “Entram e saem novas peças a cada dia”, conta Camila que explica que A BossaNossaCasa possui atualmente 1200 “famílias” cadastradas, que já passaram pelo site.

Entre itens de design assinado, nacional e internacional, há também aqueles que passam pela curadoria e fazem o “coração bater”, conta a fundadora, mas que necessariamente não têm um designer ou grande nome por trás. De luminárias a poltronas, passando por itens de decoração como tapetes, cortinas e objetos variados, até móveis infantis como berços, e produtos de cozinha incluindo adegas, copos e taças, sem esquecer de obras de arte que abrangem esculturas, telas, fotografias, entre outros, todos estão alocados no site por categoria de forma prática e organizada, a fim de facilitar a busca do novo comprador que pode ser de qualquer lugar...do mundo. “Nossos preços no site já contemplam entrega para a grande São Paulo. Para outros estados, o frete é à parte, mas cuidamos de toda a operação de logística. Também já fizemos entregas para o exterior, entre as quais cidades como Nova York e países como Austrália, mas, nesses casos, o cliente que contratou toda a logística”, explica Camila.

Par de Poltronas Scultura 190 Lounge Chair design de Vittorio Introini para Saporiti | Foto: BossaNossaCasa

Do mesmo modo, após a avaliação individual que é realizada para a ‘aceitação’ das peças, é possível catalogar itens de outros estados, ela conta: “Algumas peças, se acharmos relevantes, fazemos avaliação de forma remota. No Rio de Janeiro já estamos atendendo com algumas datas abertas na agenda e deslocamos uma equipe para lá”. Outro ponto interessante do site é a parte promocional na qual alguns itens aparecem, de uma certa forma, ainda mais acessíveis, como o caso do par de poltronas Scultura 190 Lounge Chair, assinada nos anos 1970 por Vittorio Introini para a italiana Saporiti. Trata-se de um par de peças raras que faz parte da exposição permanente do Louvre e está à venda por R$98.000,00, mas já esteve à venda por R$130.000,00.

Consumo consciente

Mesa de Jantar Boutique design de Guilherme Torres | Foto: BossaNossaCasa

A plataforma de promoção de venda com curadoria de móveis e objetos com história, como está definida no próprio site, criou a mecânica de interligar “famílias que estão se mudando de casa para famílias que querem apenas mudar de ares, levar uma peça assinada ou uma relíquia que passou de geração para geração.” Uma forma de fomentar o consumo consciente, visto que dispõe de peças em bom estado de uso, mas que necessariamente não são novas. Ao contrário: são peças que já possuem uma história e que, além do impacto sustentável da reutilização, ainda asseguram a valorização de itens de alto padrão – quanto mais antigo, mais valioso – e com qualidade atestada pela criteriosa curadoria da marca.

Grifes de design e décor

Cadeira Hill House Chair design de Charles Rennie Mackintosh para Cassina | Foto: BossaNossaCasa

Outro caminho para adquirir peças assinadas ou não, mas aqui, muitas vezes novas, é uma parceria que a BossaNossaCasa criou com algumas marcas do mercado de móveis e decoração. Vermeil, Empório das Cadeiras, Allez, Biasã e Novo Ambiente compõem o seleto grupo de parceiros. “Algumas lojas de alto padrão nos procuram para comercializar peças que não foram usadas, mas que já estiveram expostas em mostras, mostruários e/ou saíram de linha e estão paradas no estoque”, diz Camila ao pontuar que essas peças são vendidas no site a preços muito inferiores aos das novas. Mais uma boa oportunidade para quem procura algo especial, não quer ou não pode gastar muito, curte preservar a história e, ainda, pode consumir adquirindo itens valiosos causando menos impacto ao meio ambiente.

E não faltam opções

Mesmo com propostas diferentes, existem outras empresas no mercado que têm como seus negócios a venda de móveis usados, em bom ou ótimo estado de uso, mas não são necessariamente vintage, antigo ou assinados por renomados designers. Também em São Paulo, a Família Vende Tudo São Paulo – FVTSP – anuncia em seu site uma proposta que engloba avaliação, organização, quantificação e a realização de um evento para a venda dos produtos. Após agendar a visita, a equipe vai até a casa do interessado em vender móveis, louças, tapetes, quadros, objetos de decoração e até eletrodomésticos. A partir daí precificam e elaboram o contrato onde estará aventado dias e horários do evento que promoverá as vendas.

Outra empresa do segmento é a curitibana Nova Garagem que se autodenomina como um espaço de Antiguidades e decoração retrô-vintage. Com endereço fixo, o espaço conta com loja e depósito, onde é possível ver de perto e adquirir objetos como baús, lustres, cristaleiras, mesas de cabeceira, candelabros, cinzeiros, peças em bronze, até roupas, livros, acessórios femininos, vinis e muito mais. Promover a sustentabilidade, inclusive ao decorar um espaço, está entre as propostas da marca que também vende online com entrega para todo o Brasil.