Connectarch

Publicado por Connectarch

Duração 5 MIN

Data de publicação 17/04/2025

Salão do Móvel 2025: quando o design é o futuro

Milão nunca é só um destino. Para quem vive a arquitetura e o design, é um estado de espírito. E foi assim que entre os dias 8 e 13 de abril com a abertura da 63ª edição do Salão do Móvel de Milão 2025.  O evento reuniu 302.548 visitantes, com 65% do público formado por profissionais estrangeiros. 

Robert Wilson Mother | Foto: Luciano Romano

Os números não param por aí. Foram 2103 expositores envolvendo 151 países, que reflete por mais um ano o dinamismo da arquitetura contemporânea. O Salone se estabelece como um catalizador de encontros, ideias que ganham formas e um futuro sendo desenhado no presente com toque humano. 

Es Devlin em Milão: uma luz que ilumina possibilidades

Library of Light - Es Devlin | Foto: Monica Spezia

O Salão do móvel de Milão foi marcado pela Euroluce, com um protagonismo que não se restringiu somente aos pavilhões, mas encantou a cidade. Entre os dias 6 e 13 de abril, mais de 95.300 pessoas passaram pela instalação “The Library of Light”, da artista Es Devlin, que transformou o Cortile d’Onore da Pinacoteca di Brera em um oásis de contemplação e reverência ao conhecimento.

As experiências sensoriais também ganharam espaço. O público formou filas para assistir ao curta-metragem La dolce attesa, do diretor Paolo Sorrentino, exibido na Fiera Milano Rho. Já a performance Robert Wilson. Mother, no Museo della Pietà – Castello Sforzesco, foi um tributo potente à cidade e ficará em cartaz até 18 de maio, segundo a organização do evento.

O ontem que se reinventa no agora

Pierre Yves Rochon - Villa Heritage | Foto: Mônica Spezia

Outra proposta que arrebatou os olhares foi o projeto Villa Héritage, assinado pelo arquiteto francês Pierre-Yves Rochon. A instalação resgatou a elegância do alto artesanato italiano, reinterpretando-o com a sensibilidade dos tempos atuais. Mais de 40 marcas do Made in Italy compuseram essa experiência imersiva, que nos convida a refletir sobre o valor do tempo — e daquilo que permanece.

Pierre Yves Rochon - Villa Heritage | Foto: Mônica Spezia

Novos talentos, novas linguagens: Milão como palco da transformação

O Salone Satellite, espaço dedicado aos jovens criadores, reuniu 700 talentos emergentes, e com isso acendeu o debate sobre a convergência entre artesanato e design industrial. Um lembrete de que o futuro também está nas mãos que moldam, testam e ousam.

Para onde o design aponta?

Pierre Yves Rochon - Villa Heritage | Foto: Mônica Spezia

Mais do que apresentar tendências, o Salão do Móvel de Milão 2025 reforçou que o design é um organismo vivo. São encontros, provocações e olhares plurais, que se transformam com o mundo — e o transforma de volta.

Para quem cria espaços, experiências e memórias, essa edição foi um convite a ir além. Foi sobre entender o tempo, respeitar a origem, e projetar com intenção. “Se há algo que o Salone nos ensinou este ano, é que a arquitetura seguirá sendo ponto de partida. E também de chegada”, finaliza Maria Porro, presidente do Salão do Móvel de Milão.