Relembre algumas entrevistas do ConnectArch Cast de 2024
Relembre algumas entrevistas do ConnectArch Cast de 2024

Relembre algumas entrevistas do ConnectArch Cast de 2024

Fim de ano é tempo de rever os acontecimentos. Foi muito bom receber pessoas para contar diferentes histórias durante a temporada 2024 do ConnectArch Cast, podcast das marcas Eliane e Decortiles. Seja durante a Semana Criativa de Tiradentes ou no estúdio, ter profissionais de diferentes formações trouxe aproximação e envolvimento em variadas narrativas.

A designer Carol Gay, a apresentadora Stephanie Ribeiro e a curadora de artesanato Luly Vianna abriram o ano do ConnectArch Cast. Em “Mulheres na vanguarda da arte”, Lully destacou: “Nós vemos beleza onde a maioria não vê. Por meio do meu trabalho, até mesmo sem querer, apresento um novo olhar estético. Ele sai da padronização e da perfeição que não existe. Acho que esse é o ponto principal”. Quer ouvir o episódio todo? Acesse no Spotify ou no Youtube.

Ainda no verão, Celso Rayol, um dos fundadores da Cité Arquitetura e cocriador de uma coleção em parceria com Eliane, falou sobre inspiração além do tempo. “Ao desenvolver um projeto, seja um retrofit ou qualquer outra intervenção, é fundamental considerar as camadas históricas e culturais que marcam o local. No caso do Hotel Glória, por exemplo, é impossível ignorar a relevância histórica do espaço, que recebeu personalidades como Albert Einstein e outras figuras notáveis. Esses elementos, que carregam uma energia e significado próprios, influenciam diretamente as decisões do projeto, garantindo que o respeito ao legado histórico seja incorporado ao design. Esse cuidado não se limita a edifícios icônicos, mas se aplica também a empreendimentos residenciais, que carregam suas próprias histórias e significados”. Para ouvir na íntegra, clique aqui ou aqui.

Em seguida, Rodrigo Sambaqui, do conceituado escritório RAF Arquitetura com 35 anos de tradição, contou um pouco da trajetória. “A história da empresa é de ascensão linear. Nossa sede é um imóvel que tem 100 anos e foi restaurado. As paredes são de pedras rejuntadas com óleo de baleia. Pegamos toda a transição digital. Antes de termos a máquina de escrever, nós contratávamos uma datilógrafa profissional que trabalhava em uma quitinete em Laranjeiras para bater as propostas comerciais”. Ficou curioso? Ouça aqui e aqui

Lúcia Gurovitz, jornalista e curadora, fechou o semestre em um episódio sobre o poder da seleção. “Presto atenção em várias coisas, então eu vou guardando nessas gavetinhas. Sou meio a louca da newsletter. Assino várias e eu tento pelo menos fazer uma varredura em todas que chegam no e-mail de manhã. Por exemplo, tem uma newsletter que eu assino que é da revista The Atlantic. Recentemente, eles publicaram sobre um grupo de arquitetos no Japão que está voltando a construir com pedra e junta seca para não usar concreto. Os profissionais estão tentando resgatar a técnica milenar com um objetivo sustentável. Essa informação não estava em uma revista que é de notícias, cultura, enfim, mas estava na news”. Para saber mais, ouça aqui e aqui.

Outro destaque da temporada foi a fotógrafa de arquitetura Evelyn Müller. Com passagens por revistas respeitadas e prêmios na bagagem, ela falou muito sobre o momento atual da fotografia. “Eu acho que é importante a foto seduzir a pessoa que está olhando para ela querer estar naquele lugar. Tenho alguns clientes que brincam que a minha luz é fofinha e dá vontade de estar lá. Às vezes, você chega de manhã para fotografar, mas ao voltar ao mesmo lugar à tarde, percebe que a luz está mais bonita. Nesses casos, vale a pena refazer a foto, pois a nova iluminação pode transformar completamente o resultado”. Quer rever esse episódio? Clique aqui ou aqui.

Confira estes e outros episódios nos nossos canais oficiais.

TAGS: #arquitetura #carol gay #celso rayol #cite arquitetura #connectarchcast #entrevista #fernando costa #fgmf #marko brajovic #podcast #podcast arquitetura

Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados à Connectarch | By Neurodigital