Industrial Chic, Retrô Glam e Minimalismo Sensorial celebram o design e a inovação na feira italiana.
A última semana foi de completa inspiração! A Cersaie, uma das maiores feiras internacionais de cerâmica e design para arquitetura, trouxe um panorama completo de novas tecnologias, tendências e inspirações do segmento cerâmico para o mundo da arquitetura e design de interiores. A 41ª edição da Cersaie renova o olhar, e nós destacamos três estilos que estão em alta e que prometem ficar no radar neste e no próximo ano.
1. Industrial Z: a reinvenção do estilo
O estilo industrial, marcado por elementos brutalistas e de estética contemporânea ganha novas nuances na Cersaie 2024. Revestimentos inspirados em cimentos, metais e resinas, apresentam acabamentos mais sofisticados e nada óbvios, com efeitos que adicionam profundidade e textura às superfícies – entre 3D e tecnologias de impressão digital. A paleta de cores permeia entre tons frios e quentes, possibilitando criar espaços mais equilibrados.
Os novos lançamentos da Coleção Synthesis da Eliane, como Pina, Matiz e Fuso estão diretamente alinhados com estas tendências. Destaque também para a série cocriada entre a marca e o escritório FGMF, Sílica da Coleção Relevo. Confira fotos:
2. Brilho Retrô: nostalgia contemporâneo
A nostalgia dos anos anteriores está de volta! As formas geométricas, como arcos e elipses, e padrões gráficos inspirados no passado trazem sofisticação e elegância aos ambientes, reinterpretadas com um toque mais moderno.
As séries Milo e Avesso, cocriação entre Cité Arquitetura e Eliane, e os lançamentos de Aquarium e Vibra são bons exemplos de como estes elementos decorativos são ideais para criar uma atmosfera atemporal com design personalizado.
3. Contraste Sensorial: Minimalismo Redefinido
Outro tema importante da Cersaie foi o minimalismo! Só que agora ele ganha texturas e relevos mais bem definidos. Produtos monocromáticas e tonalidades como Off White e Shell, possibilitam a criação de espaços mais imersivos e sensoriais. Além disso, a ausência de estampas e cores intensas permite que os materiais se tornem mais atemporais e sensíveis.
Neste sentido, séries como Sílica e Risca da Coleção Relevo (FGMF), e Khali e Sílex da Coleção Synthesis, ambas da Eliane, colocam estes elementos naturais em evidência, tornando a criação muito mais próxima e autoral. Quer saber como essas tendências estão transformando a arquitetura? Siga o blog do ConnectArch e acompanhe a cobertura completa de outras feiras internacionais.