Tonalidade foi desenvolvida pela marca pela primeira vez em sua história
“Um azul floral dinâmico com um subtom vermelho violeta vivificante. Combinando a lealdade e a constância do azul com a energia e a emoção do vermelho, este é o mais alegre e mais quente de todos os tons de azul, um blend novo e poderoso.” Essa é mais uma definição do novo tom eleito pela Pantone que, anualmente, apresenta ao mundo uma nova tonalidade que será pauta e inspiração para diversos segmentos, de moda a design, do digital a embalagens, entre outros. Com base em estudos e muita pesquisa, a conceituada autoridade global em cores anuncia sua cor do ano para 2022. Very Peri chega a mercado com a intenção de aguçar a criatividade e, mais que isso, uma tonalidade que reflete o momento atual. Para entender um pouco mais sobre essa nova cor, Connectarch conversou com a Expert em Cores & Tendências, Blanca Lliahnne, voz da marca no Brasil e trouxe apontamentos dados pelas executivas da label Laurie Pressman e Leatrice Eiseman.
Very Peri
Pantone, autoridade global em cores e provedora de padrões de linguagem de cores profissionais e soluções digitais para a comunidade de design, apresentou no último dia 9 a cor do ano 2022: Very Peri. Blanca Lliahnne, expert em Cores & Tendências, detém a distribuição master de produtos da marca no Brasil desde 1994, revela que o ponto alto de Very Peri é o fato de ser exclusivamente inovadora e ter sido desenvolvida para celebrar um “momento único no qual estamos passando de uma realidade para outra.” E completa: “É como se ela marcasse a brevidade das coisas, como tudo é rápido e passageiro. Então é uma cor que celebra a renovação, algo que temos que ter a cada momento para não se deixar levar pela realidade como ela é. É uma cor que regenera, que vem com uma ideia positiva de regenerar nosso lado positivo e inovador.”
Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, acrescenta que “Very Peri é uma cor que estimula a criatividade e reflete o que está acontecendo em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão procurando.” E continua: “A criação de uma nova cor pela primeira vez na história de nosso programa educacional de cores Pantone Color of the Year reflete a inovação e transformação globais que estão ocorrendo. Enquanto a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma crítica de comunicação e uma forma de expressar e afetar ideias e emoções, se envolver e se conectar, a complexidade deste novo tom de azul com infusão de violeta vermelho destaca as possibilidades expansivas que estão diante de nós. Very Peri exibe uma atitude alegre e uma presença dinâmica que encoraja a criatividade corajosa e a expressão imaginativa”, pontua a Laurie.
Novo tom
Very Peri, na voz da própria marca, é uma tonalidade azul calorosa e amigável com uma atitude confiante, despreocupada e alegre, que encoraja a expressão e a experimentação. Exibindo uma presença dinâmica, trata-se de um tom de azul entusiástico cuja aura caprichosa cria harmonias de cores imprevisíveis e combinações de cores espontâneas. Com um sentimento futurista, o PANTONE 17-3938 Very Peri assume aparências distintas por meio da aplicação em diferentes matérias-primas, acabamentos e texturas, seja em metais cintilantes, brilhantes e faiscantes, de alta tecnologia, seja em visuais artesanais e fibras naturais. Nesse cenário, Blanca ressalta que a facilidade de sua aplicação, seja em produtos ou no design de interiores, está no emprego de detalhes e em ambientes de pequenas metragens. “É uma cor que não tem gênero e que não conhecemos, o que a torna muito interessante quando usada dessa forma.”
Universo Figital
A confluência entre a vida física e o universo digital, deu origem à uma nova classificação hodierna popular: o figital, sendo ele um símbolo global das mudanças do momento e da transição pela qual toda a humanidade está passando. “O design digital nos ajuda a esticar os limites da realidade, abrindo as portas para um mundo virtual dinâmico onde podemos explorar e criar novas possibilidades de cores. A Pantone cor do ano para 2022 reflete o que está acontecendo mundialmente, o que as pessoas estão procurando e essa cor pode ter a resposta”, comenta Laurie. Em uníssono, a diretora executiva da empresa, Leatrice Eiseman, aponta: “à medida que avançamos para um mundo de mudanças sem precedentes, a escolha de Pantone 17-3938 Very Peri traz uma nova perspectiva e visão da família de cor azul confiável e amada.”
Expertise
Diversas marcas universalmente conhecidas solicitam à Pantone tons exclusivos que, tempos depois, passam a ser reconhecidos pelo nome de sua detentora, como Azul Tiffany. “Esse processo faz parte do serviço de custom color cujas cores passam a ser proprietárias de suas ‘solicitadoras’ e não entram no portfólio da Pantone. Very Peri é tão exclusiva para a Pantone, assim como o ‘Azul Tiffany’ é para a Tiffany”, brinca Lliahnna. Para ficar ainda mais claro, ela traça um paralelo com a moda e explica que Very Peri chega como as coleções cápsulas que podem ser vendidas, mas para que possa ser usada, precisa ter a licença da Pantone. Só assim é possível replicar exatamente a mesma tonalidade. “Very Peri é uma cor que não está nos catálogos e não será produzida depois”, pontua Blanca.
Assumir o papel de criar a cor, distribuir para as indústrias de design que vão implementar o padrão para poder fazer suas criações virar realidade, está entre as atribuições da marca. “A gente tem esse papel, de criar a cor, encantar as pessoas, colocar a cor no contexto para que seja uma cor de desejo e depois a gente vende isso para quem quiser licenciar, independentemente do segmento”, comenta Blanca Lliahnne ao finalizar: “Na sequência, há, ainda, o setor de inteligência da cor que fica a cargo do Pantone Color Institute que oferece consultoria de cor e que abarca desde a inspiração dessa até sua realização no mercado. Passamos por todos os processos e onde a cor é relevante, ali está a Pantone.”